SEAGRI Jaguarari promove reunião para apresentar a vereadores e produtores agropecuários o projeto de implantação do SIM Territorial

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Recursos Hídricos (SEAGRI), está dialogando com a Câmara de Vereadores de Jaguarari para buscar a aprovação de projeto de lei que possibilite a implantação do Selo de Inspeção Municipal, o SIM Territorial.

Com vistas a esta aprovação, ocorreu nesta sexta-feira (18/6) um encontro que reuniu o prefeito Antônio Nascimento, secretários municipais, vereadores, produtores e técnicos agropecuários, Vigilância Sanitária, além de representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI), da CAR/SDR Pró-Semiárido, IDESA, SINTRAF e de diversas associações comunitárias do Município para discutir a importância da implementação do selo.

O SIM – O Selo de Inspeção Municipal garante que produtos de origem animal sigam os parâmetros higiênico-sanitários vigentes, oferecendo aos consumidores a certeza de que estão comprando um produto com origem e processamento conhecidos e de qualidade. “Além disso, podemos fazer com que as portas do mercado se abram para os produtores de mel, leite, ovos, carne, entre outros, melhorando assim a renda familiar e trazendo desenvolvimento para o nosso Município”, disse o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira (Val do Jacunã).

Durante a reunião, na qual todos puderam dar suas contribuições, os vereadores presentes puderam ouvir sobre os benefícios da certificação, já que os pequenos produtores poderão comercializar  gêneros alimentícios e seus derivados para a Prefeitura e estabelecimentos comerciais de Jaguarari e região.

IMPLANTAÇÃO – Para a criação e implantação do Selo de Inspeção é necessário o cumprimento de algumas etapas, a primeira delas é a aprovação de projeto de Lei pela Câmara de Vereadores. Os edis Ana Cristina Pereira, Nivaldo da São Luiz e Márcio Luciano (Soró) estiveram na audiência e representaram o Legislativo Municipal. “O que foi discutido foi de grande importância para tirar as dúvidas a respeito do SIM. Eu acredito que o projeto de lei seja apresentado o quanto antes na Câmara e, nós, que estivemos presentes na reunião, conversaremos com a câmara diretora para agilizar o processo. Acredito que, pelo compromisso que a Câmara de Vereadores tem para com nosso povo deve, sim, aprovar o projeto de lei para a criação do Selo”, ponderou Ana Cristina.

O prefeito Antônio Nascimento pediu a todos os presentes que abraçassem o projeto. “É importante que façamos essa junção de forças para que possamos fazer crescer o nosso Município”, disse.