Após ação similar promovida na sede de Jaguarari, SEMMA realiza melhorias no lixão situado em Pilar

Após as melhorias promovidas no lixão situado na sede de Jaguarari, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com apoio da Secretaria de Administração Distrital, também realizou ação que objetivou a organização do lixão de Pilar.

Os secretários Antônio Carlos Xavier e Marcos Quito acompanharam in loco a organização do espaço. Assim como na sede, as seguintes melhorias foram feitas no lixão do distrito de Pilar: instalação de portão de acesso, contratação de dois guardas para fazer a vigilância do local e remoção dos materiais depositados feitos com auxílio de trator de esteira, cedido pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas.

“A ideia é organizar os espaços onde serão colocados separadamente os resíduos provenientes das podas, da construção civil (os entulhos) e aqueles gerados nas residências. Essa ação também é importante para os próprios catadores de materiais recicláveis, pois eles precisam ter a compreensão de que aquele é o lugar de trabalho deles e é preciso que lhes ofereçamos as melhores condições”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier.

ATERRO SANITÁRIO – A organização dos lixões faz parte de uma ação maior: a implantação do Centro de Valorização de Resíduos Sólidos, que está em fase de estudo. “O aterro sanitário já está bastante adiantado. A empresa responsável pela obra já requereu o check-list, que é o início para uma avaliação prévia do empreendimento. Eu posso dizer que esta etapa já está se concretizando. Vamos fazer os estudos, a licença será analisada e a nossa expectativa é de que, até o final do ano, possamos ter o aterro funcionando em Jaguarari”, disse Xavier.