Prefeitura e Univasf fecham parceria para realização de estudos para implantação de aterro sanitário em Jaguarari

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), assinou um convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) visando a realização de estudos para a implantação de um aterro sanitário e ações que fortalecem a gestão de resíduos sólidos urbanos do município.

A formalização do acordo aconteceu durante ato solene realizado no Gabinete, onde estiveram presentes o prefeito Antônio Nascimento, o vice-prefeito Dr. Veloso, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, e a vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira.

Para a elaboração de um projeto voltado para a construção de um aterro sanitário ou de uma estação de transbordo, a Univasf realizará: o diagnóstico técnico e socioambiental; a análise das alternativas disponíveis para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos e a definição da solução técnica, legal, ambiental e economicamente mais viável; e a elaboração de um relatório de resultados obtidos e impacto social. Na oportunidade, os coordenadores do projeto de extensão “Jaguarari Sustentável”, Rafael Viana e Sylvia Paes, apresentaram os primeiros estudos realizados nessa direção.


A parceria entre as instituições ainda prevê o apoio na capacitação de catadores de materiais recicláveis da Cooperativa Recicla Jaguarari e na captação de recursos junto aos governos federal e estadual para a concretização do projeto, que será coordenado pela Semma e contará com um investimento de R$ 220 mil, oriundos do Fundo Socioambiental de Meio Ambiente (FUSAMA).

Contente com a parceria, o prefeito Antônio Nascimento entende que a implantação do aterro é mais que um investimento, é um olhar para a sustentabilidade e o desenvolvimento social. “Vamos desenvolver o município, aproveitando todos os resíduos, realizando a manutenção do meio ambiente e sem deixar de olhar para o viés social”, ressaltou.

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente