Cursos profissionalizantes do Sesc Senac voltados para a área da gastronomia são oferecidos gratuitamente à população

Foram iniciados os cursos de gastronomia oferecidos pelo Sistema Fecomércio-BA Sesc Senac, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet). Os cursos estão sendo realizados na carreta-escola, estacionada na Praça Alfredo Viana, na sede de Jaguarari.

O objetivo é capacitar gratuitamente 500 pessoas nos cursos de preparação de lanches, salgados, caldos, pizzas, comidas típicas da Bahia e sobremesas, preparando-as para o mercado de trabalho e promovendo o empreendedorismo no município. Cada formação possui uma carga horária de 20 horas semanais (quatro horas por dia). Para os alunos que compareceram a, pelo menos, 75% das aulas serão entregues certificados.

Na última semana, foram realizadas as aulas da primeira turma do curso “Preparo de Bolos e Tortas”. O grupo, formado por 12 pessoas, aprendeu diversas técnicas de preparo, montagem e prensagem dos alimentos. Também foram debatidas a venda, a precificação e a diferenciação e agregação de valor dos produtos. Luciane Gama, uma das alunas do projeto, recomenda a formação para outras pessoas “Quem tiver a oportunidade de participar, que agarre com as duas mãos porque é um curso que a gente adquire conhecimentos”, afirmou.





Já o curso “Salgados Comerciais” contou com a participação de oito alunas, que aprenderam sobre os mais diversos tipos de massas (assadas, fritas, fetadas e folhadas). A técnica de enfermagem Larissa Marques avaliou a sua experiência: “Não esperava que o curso fosse tão perfeito. Professor excelente. Ainda tenho mais um curso para fazer, que eu sei que vai ser maravilhoso", relatou.


O instrutor de gastronomia do Senac-BA, Vinícius Soares, foi quem ministrou ambas as formações. Para ele os cursos, que seguirão até o dia 16 de dezembro, vão além da formação para o mundo do trabalho. “A gente não vai apenas educar esse aluno para ser um empregado, vamos educar esse aluno para ser empreendedor, que vai movimentar a economia dentro de casa e de toda a cidade também”, disse.

Assessoria de Comunicação Social