Relatório apresentado em seminário promovido pela Semma e Univasf aponta a existência de 63 nascentes ativas em Jaguarari

Nesta sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu, no Centro de Cultura, o II Seminário de Apresentação do Relatório do Mapeamento das Nascentes de Jaguarari.

O Seminário foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que, juntamente com a Semma, desenvolve o trabalho de mapeamento e caracterização das nascentes, identificadas e analisadas no decorrer de 2023.

Os resultados parciais foram compartilhados com representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil Organizada durante palestra ministrada pelo professor do curso de Geografia da Univasf, e coordenador do projeto, Gustavo Negreiros.

De acordo com o relatório, foram realizadas mais de uma centena de visitas na região que abrange a Serra dos Morgados até Catuni da Estrada, e foi constatada a existência de 63 nascentes ativas no município de Jaguarari. O dado deve colaborar para o desenvolvimento de ações que visam à conservação destes recursos naturais, consideradas fontes importantes de sustento para a biodiversidade e comunidade locais, e que passam por um crescente processo de degradação.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Siqueira, em sua fala na abertura do seminário, destacou a necessidade de um envolvimento maior, não somente do poder público, mas também da própria população, na discussão do tema e nas ações de fortalecimento das iniciativas de preservação ambiental no município e aproveitou o momento para informar que decreto municipal para a criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Jaguarari, está em vias de publicação.