Prefeitura de Jaguarari pretende implantar moeda social para promover circulação de renda dentro do município

Representando o prefeito Antônio Nascimento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaguarari, Raimundo Gomes, participou do Seminário e Intercâmbio para Prefeitos (as) e Gestores (as) Municipais, que ocorreu na cidade de Indiaroba, em Sergipe.

Realizado no final de agosto pelo Banco Comunitário de Fomento ao Desenvolvimento Solidário (Bancosol) e pelo Banco Popular de Indiaroba (BPI), o objetivo do evento foi abordar a temática: “As moedas sociais e os bancos comunitários para o desenvolvimento dos Municípios”.

O QUE É E COMO FUNCIONA – De acordo com Raimundo Gomes, o seminário trouxe informações sobre formas de implementação de moeda social, que nada mais é que uma moeda alternativa à oficial, utilizada por um grupo ou comunidade para transações locais, no contexto da economia solidária, que permite a movimentação da economia da comunidade, beneficiando o mercado de trabalho local. Geridas por banco comunitário e autorizadas pelo Banco Central, a moeda social não tem finalidade lucrativa, possui valor equivalente ao real e pode ser digital.

“A ideia é procurarmos formas de fazer com que a renda circule ainda mais dentro do nosso município”, enfatizou o secretário.

O prefeito Antônio Nascimento já sinalizou positivamente para a ideia e o projeto está em análise de viabilidade. Para que uma moeda social possa vigorar no Município serão necessários a aprovação da Lei de Economia Solidária pela Câmara de Vereadores, a criação de um conselho e de um fundo de desenvolvimento econômico, além da adesão dos comerciantes locais que, nesse caso, está sendo discutida via Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari (ACIAJ).