Sucesso do I Ecofestival do Café da Serra dos Morgados aponta para o potencial turístico e econômico de Jaguarari

O I Ecofestival do Café, realizado entre os dias 29 de junho e 02 de julho, na Serra dos Morgados, em Jaguarari, demonstrou o grande potencial econômico e turístico da região. E a Prefeitura de Jaguarari, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), deu todo o apoio necessário para a realização do evento, organizado pela Cooperativa Mista de Café e Produtores Agroflerestais em Serra dos Morgados (COOMAMOR).

Nos quatro dias do Ecofestival, que teve o objetivo de mostrar a beleza das serras (de cima, na divisa com Campo Formoso, e de baixo, na divisa com Jaguarari) e de fomentar o turismo ecocultural de base sustentável e comunitária, o público pôde conhecer, através das oficinas e de uma programação variada, as potencialidades da cadeia produtiva do café orgânico da comunidade.

“A gente entende que o café pode ser uma alternativa sustentável para quem vive nesses lugares. O evento foi um chamado coletivo, olhando para o café como alternativa para pensar a ecologia desses espaços”, ressaltou o professor Juracy Marques, membro do Salve as Serras e da comissão organizadora do evento.

Para a realização do I Ecofestival do Café da Serra dos Morgados, o Governo Cuidando da Nossa Gente colaborou com a estrutura que foi montada para a realização da Feira Agroecológica, Artística e da Economia Solidária e das apresentações musicais e culturais. Além disso, promoveu a patrolagem e cascalhamento da estrada da serra de baixo, e disponibilizou transporte até a localidade.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, e o vice-prefeito Dr. Veloso, estiveram no último dia do evento, que também contou com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, Educação e de Infraestrutura. Na oportunidade, o prefeito ratificou o apoio para a segunda edição do ecofestival.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, falou sobre a importância da realização do evento para o Município de Jaguarari. “O Ecofestival é uma forma de mostrar o potencial das nossas serras para a produção do café e para o ecoturismo. Parabenizo o pessoal da Serra dos Morgados pela criatividade e por acreditar na região. Temos 15 km de serras, iniciando nos Morgados e terminando na Cachoeira, por onde vai passar a rota do agroecoturismo. Essa movimentação, com certeza, vai incentivar outras pessoas dentro desse circuito de serras a plantarem café”, concluiu.

Foto da capa: Juracy Marques