Prefeitura realiza I Seminário para Construção do Plano de Desenvolvimento do Artesanato de Jaguarari

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), realizou nos dias 30 e 31 de maio, o I Seminário para Construção do Plano de Desenvolvimento do Artesanato de Jaguarari.

O evento aconteceu no auditório do antigo Cetep e contou, na abertura, com a presença do prefeito Antônio Nascimento e de representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Cooperafis, do Cesol Senhor do Bonfim, Juazeiro e Monte Santo, da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA/Setre), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Sebrae, e do Museu do Vaqueiro, de Santa Rosa de Lima, entre outras autoridades do Poder Público Municipal.

“O objetivo do seminário foi reunir artesãos e parceiros do Estado para discutir temáticas que alavanquem o potencial do artesanato de Jaguarari”, explicou a coordenadora de Políticas para a Indústria da Sedet, Cleciana Bonfim.

Com uma programação rica, o seminário abordou as seguintes temáticas: Identidade, patrimônio e estratégias para as cidades; Fomento ao artesanato, qualificação e mercado; e Artesanato, matéria-prima e sustentabilidade, que foram debatidos por grupos de trabalho, formados pelos artesãos e artesãs jaguararienses.

O curador da Fábrica Cultural de Salvador e consultor da Sedet, Rodrigo Lyra, tem acompanhado de perto as atividades do campo artesanal local e acredita que Jaguarari pode se tornar referência. “Criamos estratégias de acesso às políticas públicas e o Município está fazendo sua parte, estruturando a base, identificando os artesãos, buscando através da carteira de artesão que esses profissionais sejam reconhecidos por outros órgãos e também na construção coletiva de uma identidade para que eles possam acessar o mercado. É a nossa meta transformar Jaguarari na capital baiana do artesanato, nos empoderarmos e podermos ser considerados uma referência para outros municípios”, afirmou.

Para empoderar é necessário empreender. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, detalhou as ações que o Governo Municipal tem projetado neste sentido, tais como, a emissão de carteiras profissionais e a construção de um centro de comercialização. “O projeto do centro de comercialização é ousado, de R$2,2 milhões. Ele passou por alterações, agora está na CAR e logo será executado. O objetivo principal é transformar o artesão em um empreendedor e é isso que estamos fazendo. Em relação à carteira, quando eles a têm, se transformam em um empreendedor, passando a ter acesso ao crédito, a capacitações, as instituições os veem como empreendedores, fazendo com que eles sejam vistos pelo mercado”, ressaltou.

Todos esses aspectos foram levantados no seminário, que finalizou a programação da manhã com a entrega de mais carteiras profissionais de artesãos. A presidente da Associação de Mulheres Agricultoras e Artesãs de Serra dos Morgados, Edna Cruz, também recebeu o documento e falou da sua importância e do evento. “Participar de um evento como esse é um momento único e positivo, porque daqui levamos a credibilidade e a força para dar continuidade e incentivo para as mulheres que trabalham conosco. Receber a carteira abre caminhos pra gente, porque todos os lugares que formos seremos reconhecidos como artesãos, não somente na Serra dos Morgados, mas em toda Bahia, Brasil e no mundo”, comemorou.

A Programação do I Seminário terminou com a visita dos participantes ao Museu do Vaqueiro em Santa Rosa de Lima, que foram recepcionados pelo organizador do espaço, Danilo Rodrigues. Buscou-se com a visita meios para captação de recursos para inaugurar o Museu e inseri-lo na rota do turismo de Jaguarari.