Jaguarari contará com implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos com atendimentos gratuitos à população

Jaguarari irá contar com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). A implantação da unidade no município resulta de convênio firmado entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário, em que a Prefeitura irá disponibilizar espaço físico, estrutura e servidores.

O Cejusc de Jaguarari irá realizar, de forma independente do Município, sessões e audiências gratuitas de conciliação e mediação e funcionará na sede da Assistência Jurídica. Serão disponibilizados à população serviços de reconhecimento de paternidade, regulamentação de guarda (envolvendo pais ou avós), reconhecimento e dissolução de união estável, divórcio, partilha de bens, reconhecimento de relação de parentesco, pensão alimentícia, além de conciliação e mediação em casos cíveis, como: briga entre vizinhos, obrigação de pagamento, restituição de imóvel e rescisão de contrato.

Assim que forem feitos os ajustes estruturais para a inauguração do Centro, os primeiros serviços a serem oferecidos serão o de conciliação e mediação pré-processual, aqueles que ocorrem antes do ajuizamento do processo jurídico.

Quem estará à frente deles será a advogada Patrícia Alves Nogueira Pimentel, que atuará como supervisora e mediadora do Cejusc de Jaguarari. “Contaremos também com uma atendente e posteriormente com uma psicóloga e uma assistente social”, explicou a advogada que participou, no último dia 17, do “Encontro de Mediadores e Conciliadores Judiciais formados pelo Tribunal de Justiça da Bahia entre 2020 e 2023”.

“O encontro promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em Salvador, teve o objetivo de apresentar projetos e propostas realizados no triênio de 2020 a 2023, assim como ações relacionadas aos Cejusc Regional, Superindividamento e Virtual e ao decreto que trata sobre os critérios de remuneração dos conciliadores e mediadores judiciais no âmbito de Justiça Comum do Poder Judiciário, entre outras pautas”, contou a Dra. Patrícia.

O juiz André Felipe Gomma de Azevedo, mediador judicial, o desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto, presidente do Nupemec, e o juiz Moacir Reis Fernandes Filho, coordenador do Núcleo, foram os palestrantes.