CREAS promove debate sobre o tema do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, lembrado todos os anos no dia 25 de novembro, foi o tema do encontro promovido nesta quinta-feira, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), na sede de Jaguarari.

 

Mulheres que atuam em diferentes áreas profissionais no Município e usuários do CREAS sentaram para discutir o problema que aflige mulheres no mundo inteiro, independentemente de cor e classe social.

 

Em Jaguarari infelizmente não tem sido diferente. De acordo com a tenente Meire, presente no evento, que coordena a Ronda Maria da Penha, em Senhor do Bonfim e região, os índices de violência no Município são preocupantes. Só no ano passado foram registrados 42 casos de violência contra a mulher.

 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS e seus programas, busca formas de amenizar o problema, começando com ações de conscientização, como a proposta hoje.

 

A coordenadora do CREAS, Carla Roberta dos Santos, após recepcionar as convidadas, falou sobre a origem da data, escolhida em homenagem às irmãs Patria, Maria Teresa e Minerva Maribal, que foram torturadas e assassinadas a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, em 25 de novembro de 1960.

 

Durante o encontro foram debatidas entre os presentes, as leis brasileiras que protegem as mulheres, como a Lei Maria da Penha, o empoderamento feminino e a importância de ampliar os debates e a promoção de eventos sobre a conscientização nas comunidades rurais de Jaguarari. 

 

Também participaram do evento: a assistente social Samilucia Guedes e a psicóloga Jéssica Santos do CREAS, a diretora da Proteção Social Básica, Francisca Ferreira, a coordenadora do CRAS Mãe Ana, Claudiane Passos, a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Deuseni Ferreira, e a policial militar, Ana Mércia Pacheco.    


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente