Prefeito participa de Seminário sobre Resgate Econômico da Cultura do Sisal em Gameleira e apoia iniciativa que visa geração de emprego e renda

Nesta sexta-feira (03/8), o prefeito Antônio Nascimento participou do Seminário sobre o Resgate Econômico da Cultura do Sisal, ocorrido no Centro Comunitário de Gameleira. O encontro, que contou com a participação do coordenador do Programa Estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias da SESOL/SETRE, José Paulo Crisóstomo, teve o intuito de discutir a retomada da produção sisaleira na região.

Organizado pela Cooperativa de Comercialização e Produção da Agricultura Familiar (COOMPAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Recursos Hídricos (SEAGRI), o seminário reuniu, também, agricultores, trabalhadores rurais, artesãos e comunidade em geral, além do secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira (Val do Jacunã) e dos vereadores William Rogers e Ana Cristina Pereira.

“Por muitos anos, o sisal foi o carro-chefe da economia de Gameleira, dos povoados e fazendas circunvizinhas, e o seminário foi realizado com objetivo de despertar nos agricultores a vontade de começar a fazer o plantio, que é a principal tarefa nessa retomada. O início do projeto se deve à vereadora Cristina e ao Zé Paulo, que são filhos de Gameleira. Após uma conversa, decidiram começar o projeto e nos convidaram, a mim e ao prefeito, para conhecermos a cultura do sisal em Santa Luz”, contou o presidente da COOMPAB, Vanderlei Crisóstomo.

O prefeito Antônio Nascimento gostou do que viu no município de Santa Luz e declarou apoio ao projeto que será implementado em Gameleira. “Se eu não tivesse ido até lá, não acreditaria. É realmente promissor. E esse trabalho que queremos fazer é um gerador de emprego e renda e o papel da Prefeitura, com seus recursos, será de aglutinar e abraçar essa iniciativa”, disse. “O que temos aqui podemos potencializar e agregar valor para gerar desenvolvimento, completou o coordenador estadual, José Paulo Crisóstomo.

De acordo com o secretário Valdemilson Vieira, o próximo passo será realizar o cadastro dos agricultores que quiserem participar da iniciativa. “Os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura ou a COOMPAB para se cadastrarem. É importante ressaltar que o sisal é uma matéria-prima versátil e extremamente rentável”.

Após a realização do seminário, os presentes participaram de um plantio simbólico de mudas de sisal.