Produtores de cafés especiais de Jaguarari participam de curso voltado à colheita e à pós-colheita do fruto
Visando mostrar as melhores práticas de colheita e pós-colheita do café para produtores locais, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) promoveu, nos dias 10 e 11 de novembro, o “Curso de Qualidade do Café: Colheita e Pós-Colheita”. Realizada na Serra dos Morgados, a capacitação é mais uma ação que se torna realidade graças a uma parceria firmada entre a Seagri, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e o Sebrae.
Com uma carga horária total de 12 horas, o curso teve como objetivo levar aos cafeicultores técnicas e tecnologias para que os mesmos tenham todo o suporte para uma melhor produção de cafés especiais de qualidade e para trazer um maior retorno financeiro, social e ambiental para suas produções. As aulas foram ministradas pela engenheira agrônoma Giselle Abreu e contaram com a participação ativa de 15 famílias produtoras da Serra dos Morgados e adjacências.
No primeiro dia, a consultora do Sebrae abordou todas as técnicas de colheita e pós-colheita do café, que incluem: o processamento de frutos de café com segurança e qualidade; como fazer a secagem correta dos cafés, buscando manter ou melhorar a qualidade dos lotes de café; e o armazenamento correto dos lotes.
Todos os presentes ainda puderam ver detalhes sobre a torra, as técnicas e forma de embalagem; e o funcionamento do mercado do fruto. Já no segundo dia, foram debatidos assuntos mais técnicos, como a manutenção da higiene nas unidades de processamento e os testes que visam aprimorar o manejo conforme a realidade local. Por fim, os alunos, que receberão certificado de conclusão do curso, puderam aprender, na prática, como realizar os processos mostrados anteriormente.
“Os resultados esperados envolvem o fortalecimento da cadeia produtiva do café especial na região, com avanços em qualidade, sustentabilidade e organização da produção”, disse o engenheiro agrônomo da Seagri, Igor Souza.
Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente
