Artesãs de Jaguarari se destacam na Fenaba 2025 e consolidam crescimento do artesanato local
Que a qualidade, beleza e originalidade do artesanato jaguarariense já são há muito tempo apreciadas todo mundo sabe, mas o que tem se tornado uma grata novidade é a sua ascensão cada vez mais crescente no cenário baiano.
Com apoio constante e irrestrito do Governo Cuidando da Nossa Gente, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), quatro artesãs de Jaguarari foram selcionadas em 1º, 2º, 4º e 5º lugares para participar do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba).
Francisca Bonfim, representando a Associação de Artesãos (ãs) Mãos que Transformam, conhecida por produzir peças a partir da palha do Jacunã; Eliene Silva, das Carrancas do Flamengo; Maria de Lourdes Rodrigues, que faz peças a partir do couro; e Gislane Oliveira, que faz pinturas em tecido, se destacaram entre artesãos do Território do Piemonte Norte do Itapicuru e ficaram com quatro das sete vagas disponibilizadas para participar do festival, realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, no início de outubro.
A 2ª Fenaba, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), via Coordenação de Fomento ao Artesanato, expôs e comercializou peças de 500 artesãos de 17 estados brasileiros. Com peças confeccionadas a partir de técnicas tradicionais e matérias-primas locais, o artesanato jaguarariense vem ganhando cada mais espaço graças a um trabalho contínuo e dedicado do Governo Municipal que valoriza os profissionais da terra e busca desenvolvê-los oferecendo cursos, consultorias e todo suporte necessário para o avanço do empreendedorismo e da economia solidária.
De acordo com o coordenador de Patrimônio da Sedet, José Crescêncio, que acompanhou Francisca e Eliene no evento, todas as peças que foram expostas no festival foram vendidas, revelando o sucesso dos produtos junto ao público consumidor. “Elas representaram com êxito a cultura e a economia criativa do nosso município”, exaltou.
A produção artesanal de Jaguarari vem se destacando na Bahia a ponto do Governo do Estado escolher o nome do povoado de Jacunã para batizar uma de suas 12 Rotas do Artesanato Baiano. “As ações de organização e qualificação do artesanato de Jaguarari capitaneadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão rendendo frutos. O povoado do Jacunã nomeia a rota do artesanato de todo o Território Piemonte Norte do Itapicuru. O Governo do Estado, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato destaca a importância dos trançados em fibra, onde toda a comunidade se envolve no processo, batizando a Rota”, destacou a matéria publicada pela organização do Fenaba.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente