Produtores de café de Jaguarari participam de oficina sobre produtos orgânicos visando sustentabilidade e lucratividade

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), promoveu, na Serra dos Morgados, a oficina “Como Transformar Sua Propriedade Sustentável e Lucrativa com Agricultura Orgânica”. O curso, que é resultado de uma parceria firmada entre a Seagri, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e o Sebrae Bahia, foi direcionado para produtores de café da Serra dos Morgados e adjacências.

Com uma carga horária total de 16 horas, a capacitação foi dividida em aulas teóricas e práticas e teve como objetivo principal instruir os produtores a tornarem-se empreendedores rurais orgânicos, de forma sustentável e lucrativa. A oficina foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Thercio Vieira.


Os participantes puderam conhecer o significado de agroecologia, o funcionamento do mercado de orgânicos e os mecanismos de escolha das melhores culturas para cada propriedade. Também tiveram a oportunidade de conferir: as técnicas de manejo orgânico e conservação do solo; como escolher as melhores mudas e sementes; as técnicas de manejo orgânico de pragas e doenças; e todo o processo da compostagem. O instrutor do Sebrae Bahia trouxe ainda, em sala de aula, detalhes sobre a legislação voltada aos produtos orgânicos e os tipos de certificação existentes.

“A ideia da oficina foi de fornecer capacitação de qualidade e adequada para os produtores de café da comunidade”, disse a gerente de Fomento da Seagri, Patrícia Gomes. Vale ressaltar que a troca de experiências foi de suma importância para o desenvolvimento das atividades, que resultarão na entrega de certificados aos alunos.

Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente