Prefeitura de Jaguarari e NIESADT/UNIVASF se unem na elaboração de Plano Diretor e políticas ambientais

Na última terça-feira (19), o prefeito Antônio Nascimento se reuniu com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que, por meio de representantes do Núcleo de Inovação em Estudos de Saneamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial (NIESADT), apresentou três propostas para a celebração de convênio entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Jaguarari, visando a elaboração do Plano Diretor, do Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e do Plano de Mobilidade Urbana. A adequação dos códigos municipais de obras e de postura também foi discutida durante o encontro, realizado na Aciaj.

A reunião ainda contou com a participação de representantes das secretarias municipais, do Gabinete, da Controladoria Geral do Município e da Procuradoria Geral do Município. Já os professores Rafael Amorim e Sylvia Paes (NIESADT/UNIVASF) ficaram responsáveis pela apresentação das propostas de como funcionaria a parceria, caso as partes entrem em acordo.

Os documentos trazem, por exemplo, os produtos que seriam elaborados, as metas, a metodologia que seria utilizada e a proposta orçamentária. Todas as propostas serão avaliadas pelo Prefeito Municipal e por toda sua equipe, que buscam adequar Jaguarari à modernidade e à realidade vivida pelos munícipes, para enfrentar, de forma mais eficiente, todas as questões que envolvem ações de governo.


Mas não é só isso. Essa estruturação também pode ser importante na criação de um plano estratégico para os próximos 30 anos, no desenvolvimento sustentável da cidade, na elaboração de novos projetos e na busca por mais recursos.

Para atingir tais objetivos, seriam trabalhadas: a capacitação do município; a elaboração e a execução dos planos citados acima; a criação de leis municipais, em conformidade com a legislação federal; e a atualização das leis já existentes.

Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente