Animais soltos em vias públicas foi tema de reunião entre Poder Público, PM e criadores no distrito de Pilar

Animais de médio e grande porte, soltos em vias públicas do município, é um problema frequente vivido pela população de Jaguarari. Apesar dos constantes esforços empreendidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criadores de caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equinos ainda insistem em permitir que seus animais circulem livremente pelas rodovias e logradouros da cidade. 

Em vista disso, secretários municipais e representantes da Vigilância Sanitária, da Adab, da Polícia Militar,  produtores rurais e os vereadores Marcos Quito e Bruno Guimarães participaram de uma reunião, na terça (1º), no Sindimina, em Pilar, visando buscar soluções conjuntas para o problema, além de orientar os criadores  sobre práticas adequadas de manejo e os locais recomendados para criação.




Na oportunidade, o capitão da PM, Chriswelber, apresentou o Projeto Proteção à Vida que, dentre outros objetivos, prevê as seguintes ações: 1. Identificação e recolhimento de animais soltos em rodovias e vias municipais; 2. Aplicação de penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a legislação ambiental vigente; 3. Desenvolvimento de ações educativas voltadas à conscientização da população sobre os riscos e responsabilidades da criação inadequada; e 4.  Redução de acidentes e prejuízos causados pela presença de animais em vias públicas.

Durante sua fala, o capitão Chriswelber ressaltou a importância da responsabilidade dos criadores em relação aos seus animais, reforçando os riscos à segurança pública e à saúde coletiva que a circulação livre desses animais pode causar. Ele também se colocou à disposição para colaborar com a comunidade na busca por soluções eficazes.

"A Prefeitura de Jaguarari reforça seu compromisso com o bem-estar da população, com a segurança no trânsito e com a preservação do meio ambiente, promovendo o diálogo aberto e a participação ativa dos criadores para resolver essa problemática de forma sustentável", afirmou o secretário da Semma, Antônio Carlos Xavier. 


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente