Artesãos e artesãs de Jaguarari recebem consultoria do Sebrae e discutem planos para 2025

Nesta semana, artesãos e artesãs de Jaguarari voltaram a se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e com um consultor do Sebraetec para receberem uma assessoria especializada e discutirem as atividades do plano integrado visando o desenvolvimento do artesanato do município no ano de 2025. Os encontros aconteceram na sede, no distrito de Pilar e na zona rural.

Cada reunião foi de suma importância para os artesãos apresentarem as peças de artesanato que já foram desenvolvidas em suas respectivas localidades, sempre utilizando as mais variadas técnicas de artesanato presentes no município, como a madeira, o couro, as fibras naturais, o crochê e a cerâmica.



Durante as consultorias, conduzidas por Rodrigo Lyra, do Sebraetec, também foram debatidos os planos para 2025. Segundo o consultor, a realização de novas oficinas, a criação de uma marca para o artesanato de Jaguarari, a participação no catálogo anual do Bahia Original, produzido em Salvador, e a confecção de um catálogo virtual de Jaguarari estão no planejamento. Uma exposição (com desfile), onde os artesãos poderão mostrar seus trabalhos ao público, está prevista para acontecer no mês de abril.

O plano integrado para o desenvolvimento do artesanato do município, encabeçado pela Sedet, em parceria com o Sebrae, vem estimulando a participação coletiva, o empreendedorismo e a divulgação do artesanato local em feiras realizadas fora de Jaguarari. Um exemplo recente foi a participação de duas artesãs de Jacunã no seminário “Gente de Fibra”, que ocorreu no final de janeiro, no Instituto de Biologia da UFBA, em Salvador.

Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente