Programa Nacional de Crédito Fundiário visa ajudar trabalhadores rurais de Jaguarari na aquisição de terras

Nesta sexta-feira (21), foi apresentado aos moradores de Jaguarari o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que é desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Todos os detalhes do programa foram mostrados em um seminário realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), em parceria com o Consórcio Construtor São Francisco, no Cetep Jaguarari.

Esse plano visa, por meio do financiamento, facilitar o acesso à terra por parte de pessoas que realizam atividades rurais (com cinco anos de experiência), que não sejam proprietários de terras, que possuam até quatro módulos fiscais e que não sejam servidores públicos ou assentados da Reforma Agrária. Além disso, busca incentivar a participação de jovens agricultores no empreendedorismo rural.




Cada linha de crédito é voltada para uma faixa de renda anual específica. Segundo Frank Magno, palestrante e consultor em gestão e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico da Fundação Roquete Pinto, o interessado pode contar com um crédito de até R$ 293 mil, ter mais R$ 50 mil para a realização de investimentos de produção e pagar em até 25 anos.

Há ainda um tempo de carência de 36 meses e juros partindo de 0,5% ao ano. Para se inscrever no programa, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura. Com isso, os grupos produtivos, com jovens agricultores e trabalhadores rurais, serão criados.

Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente