Projeto de melhoramento genético de caprinos e ovinos desenvolvido pela Prefeitura de Jaguarari e a Conafer começa a dar resultados

Com o propósito de transformar a realidade socioeconômica de pecuaristas locais, a Prefeitura de Jaguarari, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), desenvolve o Programa Mais Genética no Sertão, cujo objetivo é promover o melhoramento genético dos rebanhos de caprinos e ovinos do município.
 
Sendo a pecuária uma das principais atividades econômicas de Jaguarari, o Governo Cuidando da Nossa Gente, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), buscou cooperação técnica junto à Conafer. Com a utilização de tecnologias de inseminação artificial, pretende-se criar rebanhos que sejam mais resistentes a doenças, mais férteis, produzam mais carne e tenham mais eficiência alimentar e rendimento da carcaça. 
 
De acordo com a Seagri, o projeto, que já começa a dar resultados com o nascimento dos primeiros animais nascidos por inseminação artificial, é uma verdadeira revolução genética que terá um forte impacto no desenvolvimento da pecuária local, desempenhando um papel importante para a sustentabilidade e a economia do município. 



 
Até o momento, já foram inseminadas 53 cabras e 37 ovelhas. Os animais nascidos no projeto pertencem à Fazenda Cacimbas e são da raça anglo-nubiana, considerada excelente na produção de leite e carne. 
 
Além de Cacimbas, criadores das comunidades de Várzea Grande, São Miguel, Flamengo, Fazendo Tocas e Fazenda Malhada da Areia também foram beneficiados. Produtores interessados em participar do Mais Genética no Sertão devem procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o pré-cadastro, munidos dos seguintes documentos: Ficha Sanitária, RG, CPF e Comprovante de Residência. 
 
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente