Com apoio da Prefeitura de Jaguarari, MP Comunidade viabiliza serviços de cidadania

Nesta sexta-feira (29), os moradores de Jaguarari tiveram a oportunidade de participar do mutirão de reconhecimento de paternidade promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em parceria com a Prefeitura de Jaguarari. A unidade móvel do programa MP Comunidade esteve localizada na Praça Alfredo Viana. 
 
As atividades ocorreram no período matutino e vespertino. No local, também foram disponibilizados diversos serviços, como: reconhecimento voluntário de paternidade; envio do ofício para a emissão da 2ª via de certidões (nascimento e casamento); elaboração de acordos de alimentos e convivência paterno-filial; e assessoria jurídica em questões cíveis e de família. 
 
Além disso, houve coleta de sangue, para exames de DNA gratuitos, feita por enfermeiros da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS). O objetivo da ação foi devolver às crianças atendidas, por meio do projeto “Paternidade Responsável”, o direito de ter a paternidade reconhecida e mostrar aos pais suas responsabilidades, além de fortalecer a dignidade dos cidadãos ajudando àqueles que não possuem um registro civil ou que precisam emitir uma nova via (projeto “Viver com Cidadania”).