Parceria entre Prefeitura e IF Baiano implantará projeto que visa redução da insegurança alimentar e gestor anuncia recursos para abatedouro de pequeno porte

O prefeito Antônio Nascimento e o diretor do IF Baiano (Campus Senhor do Bonfim), João Luis Feitosa, assinaram um Termo de Acordo de Parceria para a implantação do Sisteminha Embrapa, projeto que utiliza materiais disponíveis na região com ênfase na aquicultura, voltado para o fortalecimento de produção de base familiar.

O Sisteminha Embrapa foi elaborado para produzir alimentos para uma família de até 5 pessoas, contendo a quantidade de carboidratos e proteínas animal e vegetal de acordo com as recomendações da OMS. Funciona em torno de um tanque de peixes, em que a água é utilizada para irrigar uma horta.

O objetivo da Prefeitura Municipal é implantar o projeto nas Escolas de Tempo Integral, mas, a princípio, os primeiros a receberem a capacitação técnica do IF Baiano serão os alunos e professores do CETEP.

O Sisteminha garante uma redução da insegurança alimentar por meio da produção de hortifrutis e da criação de animais (cabras, ovelhas, codornas, frangos de corte e galinhas de postura) que serão destinados para a merenda escolar. Além disso, o projeto deve ir além das escolas com a possibilidade de implantação nas propriedades das famílias dos estudantes capacitados que, a partir do que for produzido poderão comercializar os produtos e garantir renda extra.

“É de fundamental importância que esse projeto não fique restrito apenas às escolas, mas que se multiplique no município. Precisamos levar para outras pessoas e incentivar o empreendedorismo", disse Antônio Nascimento, que aproveitou a ocasião para anunciar o recebimento de um recurso de pelo menos R$ 800 mil para a construção de um abatedouro de pequeno porte que pode potencializar o projeto.

No ato de assinatura estiveram presentes os secretários municipais Raimundo Gomes (Desenvolvimento Econômico), Gelzira Souza (Educação) e José Roberto Siqueira (Meio Ambiente), a secretária adjunta de Agricultura, Marta Barros, o professor do IF Baiano, Domingos Malta, a coordenadora pedagógica Adriana Olívia Silva e estudantes do CETEP.