Novos conselheiros tutelares de Jaguarari tomaram posse em ato solene realizado nesta quarta-feira

Tomaram posse nessa quarta-feira (10), no Centro de Cultura, os novos conselheiros tutelares de Jaguarari. Eleitos em 1º de outubro do ano passado para cumprir mandato de quatro anos (2024-2028), os nove conselheiros irão atuar no atendimento de crianças e adolescentes do município, tomando medidas protetivas baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em ato solene, foram empossados e diplomados os conselheiros titulares: José Tarcísio Marques de Melo Júnior, Deoclidys de Carvalho A. Neto, Edkarla da Silva Nunes, Amanda dos Santos Duarte e Luana de Jesus Conceição, que assume após a renúncia de Anderson Samuel da Silva Batista. Os suplentes são: Maria Norma Fernandes Braga, Ednea Rodrigues da Silva, Mikaely Conceição do Nascimento e Lívia Milena Lima Gomes, que também foram diplomados.

A promotora de Justiça substituta da Comarca de Jaguarari, Joseane Mendes, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Janilson Torquato, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Erasmo Morgado, o capitão da PM, Criswelber, os secretários Adenir Bonfim (Governo) e José Antônio Oliveira (Administração e Finanças), o conselheiro Deoclidys de Carvalho, o secretário adjunto da Sedes, Marcos Andrade, e a presidente do CMAS, Ednéia de Araújo, compuseram a mesa do evento, que também teve a participação de representantes da Rede Socioassistencial de Jaguarari e demais servidores do Governo Municipal.

INCENTIVO – Dirigindo-se aos novos conselheiros tutelares, Letícia Duarte ressaltou a importância do papel que eles passarão a exercer a partir de agora. “Vocês foram eleitos para uma função muito importante: zelar pelo bem de nossas crianças e adolescentes”, disse. O presidente do CMDCA, Janilson Torquato, falou sobre a necessidade de um trabalho conjunto para o êxito das ações. “O problema da criança e do adolescente perpassa por muitos pilares que precisaremos pensar juntos e as secretarias do governo devem andar em consonância buscando uma solução; e vocês serão os mediadores desse processo”. Já a promotora Joseane Mendes se mostrou contente com o trabalho que vem sendo realizado dentro do Município em prol das crianças e adolescentes. “Eu recebo com muita satisfação esse envolvimento de vocês e me parece que [o trabalho] está funcionado aqui. Vejo uma esperança de melhores dias, dado que há uma casa de acolhimento na cidade, que é um grande passo pela quantidade de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema. A prioridade é colocar a infância e a juventude acima de todas as demandas”, pontuou.

Representando o prefeito Antônio Nascimento, o chefe de Gabinete, Erasmo Morgado, mencionou o respeito que a gestão tem pelo Conselho Tutelar, que muito colabora na condução das ações de fortalecimento e proteção à infância e juventude e encerrou a fala fazendo a leitura do termo de posse.