Conheça o projeto de criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Jaguarari

Considerando a gravidade ambiental no que tange aos ecossistemas das Serras de Jaguarari, com destaque para a preocupante situação dos seus corpos hídricos (rios, riachos e cachoeiras) e a decorrente morte de dezenas de nascentes, pesquisadores (as) da UNEB, da UNIVASF e do Movimento Salve as Serras realizaram, ao longo de mais de três anos, estudos que indicam a urgente necessidade de ações para o cuidado e conservação da sociobiodiversidade desses ambientes de montanhas do nosso Sertão.

Como desdobramento de uma série de publicações que foram realizadas e, em virtude da demanda anteriormente encaminhada aos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Jaguarari, constante do Relatório do Salve as Serras, intitulado Ecocídio das Serras do Sertão (2021), foram encaminhadas, para as  deliberações necessárias da Câmara de Vereadores, o RELATÓRIO TÉCNICO PARA A CRIAÇÃO DA APA DAS NASCENTES DAS SERRAS DE JAGUARARI.

Para ajudar na concretização da criação da PRIMEIRA UNIDADE DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA CIDADE DE JAGUARARI, a população também está convidada a conhecer mais detalhadamente o projeto, disponibilizado na íntegra no link abaixo, e a participar da audiência pública que acontecerá no dia 5 de setembro de 2023, às 9h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarari.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também realiza estudos de mapeamento e caracterização das nascentes em parceria com a UNIVASF, por meio do protocolo de intenções firmado entre a Prefeitura de Jaguarari e a referida universidade.

Confira o projeto em anexo!

RELATÓRIO TÉCNICO DA APA NASCENTES DE JAGUARARI.pdf1691088607.pdf