CMAS e SEDES promoveram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jaguarari

Com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, aconteceu na quinta-feira (27), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jaguarari. A abertura do evento foi realizada no auditório do novo Cetep e contou com a presença de representantes do Poder Público Municipal e da sociedade civil de Jaguarari.

Com a participação efetiva de toda a rede municipal de assistência social, usuários e trabalhadores do SUAS e dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento teve como objetivo reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, trazendo os usuários para o centro do debate.

Após a cerimônia de abertura que contou com a participação dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que entoaram os Hinos Nacional e de Jaguarari, e a apresentação das idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a presidente do CMAS, Edneia de Araújo, abriu oficialmente a plenária.

Às assistentes sociais, Gabriela Carvalho e Adriana Lima, coube a realização da palestra magna sobre o tema da conferência e uma explanação sobre os eixos que nortearam os grupos de trabalhos no segundo momento da plenária, respectivamente.

Foram levantadas propostas sobre os seguintes eixos temáticos: 1. Financiamento; 2.Controle Social; 3. Articulação entre os segmentos; 4.Serviços, programas e projetos; e 5. Benefício e transferência de renda.

“A Conferência Municipal de Assistência Social foi um momento estratégico, um espaço de discussão coletiva sobre os destinos da Assistência Social, com o olhar ampliado sobre propostas para o fortalecimento da rede de proteção e promoção social na nossa amada cidade. E foi com a participação de todos nós, que pudemos avaliar, traçar objetivos, metas e prioridades da Política Municipal de Assistência no nosso Município”, concluiu a secretária de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.