Diretores e coordenadores das escolas municipais de Jaguarari se reúnem para abordar pauta de atividades voltadas para o Ensino Fundamental

Após a conclusão do 1º semestre do ano letivo de 2023, o planejamento da Rede Municipal de Ensino segue em curso. Objetivando definir a linha de trabalho a ser adotada nos meses seguintes para o Ensino Fundamental (Anos Finais), diretores e coordenadores das escolas municipais de Jaguarari levaram à mesa de discussão uma lista de propostas que foram avaliadas durante uma reunião de alinhamento que ocorreu na quarta-feira, 26 de julho, na Secretaria Municipal de Educação.

A pauta abordou desde a escolha do livro didático a ser adotado para um período de quatro anos, perpassando pela execução de programas, investimentos, até as datas comemorativas que envolvem o calendário letivo de 2023.

A ideia foi absorver sugestões que possam ser acrescentadas às propostas já existentes, como também, elaborar novos projetos que ofereçam maior robustez às atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar ainda este ano.

NA PAUTA – É importante salientar a participação efetiva de cada escola na elaboração de todo planejamento. Coube às unidades de ensino representadas apresentar seu plano estratégico e metas estipuladas, no sentido de corrigir eventuais dificuldades detectadas ao longo dos últimos meses, tais como: baixa frequência, alunos não alfabetizados ou com dificuldade de aprendizagem.

Também em pauta, estava o Programa Escola e Família, as atividades de comemoração do aniversário da cidade, que será celebrado no dia 6 de agosto, que conta anualmente com a participação da comunidade escolar.

Em setembro, a Secretaria Municipal de Educação promoverá os Jogos Escolares 2023. Diretores e coordenadores também trataram do calendário do processo seletivo para dirigentes escolares, previsto para acontecer no 2º semestre. Os tramites regimentais da escolha, como por exemplo, inscrições de candidatos e curso de formação foram trabalhados.

Por fim, o Plano Municipal de Educação que corresponde a formatação da política educacional, englobando estratégias de curto, médio e longo prazo, também fez parte das discussões. O plano norteia todo o planejamento e aponta as etapas já percorridas e as que ainda necessitam de ser vencidas.