Com união entre os Poderes Executivo e Legislativo, Serra dos Morgados poderá se tornar por lei área de proteção ambiental

“Há mais de uma década estamos denunciando a morte das nascentes, rios e cachoeiras de nossas serras”, disse o professor universitário Juracy Marques, que agora comemora a iniciativa do Poder Público Municipal em criar uma Área de Proteção Ambiental (APA), na Serra dos Morgados, em Jaguarari.

Na segunda-feira (17), aconteceu uma reunião entre o secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Siqueira, o vereador João Paulo Soares, Juracy Marques, que também é membro do Movimento Salve as Serras, pesquisadores e representantes das comunidades envolvidas no projeto que objetiva a criação da APA das Nascentes das Serras de Jaguarari.

De acordo com a lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), uma Área de Proteção Ambiental é definida como uma unidade de uso sustentável, pois  concilia a conservação da natureza com o uso sustentável de parte dos recursos naturais. A Serra dos Morgados se encaixa nos parâmetros e caberá ao Poder Público Municipal a elaboração de um projeto de lei para torná-la uma área protegida.

ENCAMINHAMENTOS – Na reunião foram feitos alguns encaminhamentos, dentre os quais: a produção de um relatório técnico que vai subsidiar a criação da unidade; realização de duas audiências públicas (na sede e na Serra dos Morgados) para ouvir o que a comunidade tem a dizer sobre o assunto; por fim, a apresentação do projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, submetendo o texto à aprovação dos edis.

O vereador João Paulo será o responsável por apresentar o projeto à Câmara e, para garantir que a lei entre em vigor, se reuniu previamente com o prefeito Antônio Nascimento. “Meu papel será fazer a mediação entre o Legislativo e o Executivo para que tudo saia o mais rápido possível. Conversei com Seu Antônio porque caberá à Prefeitura analisar e sancionar a lei e se fosse apresentado ao Legislativo de forma direta, sem passar pelo Executivo, poderia ser passível de veto”, explicou.

Mas o sinal verde já foi dado. O Executivo simpatiza com a ideia de criação de uma APA no território jaguarariense. “Temos total interesse. Será um avanço enorme para o Município. A nossa participação como governo é mostrar nosso compromisso com o meio ambiente”, ratificou o secretário José Roberto Siqueira. Fato que alegra aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente no Município. “Jaguarari dá um passo muito importante para a criação de sua área de proteção. É uma decisão muito acertada dos Poderes Executivo e Legislativo”, comemorou Juracy Marques.