Secretaria de Educação promove reunião de planejamento e alinhamento pedagógico das Escolas Municipais de Jaguarari

Em clima junino, a Secretaria Municipal de Educação de Jaguarari (SME) realizou na quarta-feira (14), a Reunião de Planejamento e Alinhamento Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

O encontro contou com a participação de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e seguiu uma pauta extensa. Dentre os pontos levantados, estava a análise dos resultados das avaliações diagnósticas que foram aplicadas pelas escolas com o objetivo de identificar o nível de aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Gelzira Souza, o período da pandemia da Covid-19, que afastou os alunos das aulas presenciais, afetou o processo de aprendizagem, resultando em um baixo rendimento escolar, exigindo ações imediatas.  “Temos feito acompanhamento pedagógico nas escolas, com uma série de visitas, e verificado que muita coisa precisa ser feita no âmbito da aprendizagem”, explicou Gelzira, que aproveitou para ressaltar que, apesar dessa problemática, muito tem sido feito para alavancar a educação no Município. “Já na parte de infraestrutura estamos trabalhando incansavelmente para deixar as escolas preparadas para oferecer uma educação de qualidade para os alunos, além de possibilitarmos a formação continuada aos professores. Nos sentimos muito felizes por estarmos conseguindo gradativamente alcançar os nossos objetivos, que é oferecer ao aluno uma educação de qualidade, focada da aprendizagem”, ressaltou.

No intuito de traçar estratégias para superar as dificuldades e com a proximidade da realização das avaliações do SABE e do SAEB, que serão aplicadas aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, equipes das escolas municipais e da SME se reunirão para a conclusão do Plano Político Pedagógico (PPP).

Além das avaliações diagnósticas, na pauta da reunião também estavam: a entrega dos resultados do 2º trimestre às famílias dos estudantes, formação continuada para os professores,  escolha do livro didático PNLD 2023 anos iniciais e PNLD 2024 anos finais, planejamento do 2º trimestre e orientações para o Conselho de Classe.