REGISTRE-SE: Cinquenta pessoas buscaram serviço de emissão gratuita de documentos em ação da Justiça realizada com apoio da Prefeitura de Jaguarari

Aconteceu nesta quinta-feira (11), na Praça da Prefeitura de Jaguarari, ação da Semana Nacional do Registro Civil.  O Registre-se! faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por pessoas vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e dedica-se, entre outros serviços, à emissão de certidões de nascimento à população socialmente vulnerável.

Em Jaguarari, o evento que é considerado um resgate da cidadania sem o enfrentamento de burocracias, contou com procura significativa da população, tanto da sede quanto da zona rural. O Registre-se! foi realizado pela equipe do Cartório de Registro Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Ponto SAC.

Segundo levantamento feito pela Sedes, 50 pessoas foram atendidas. Os serviços ofertados gratuitamente variavam entre: emissão de 2ª via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito, reconhecimento de paternidade, retificação de nome, lavratura de registro tardio, retificação administrativa, alteração de prenome e gênero e opção de redesignação de sexo. Contudo, o serviço mais procurado pela população local, em sua maioria, residentes de Juacema, Lagoa das Antas, Gameleira, Pilar e sede, foi o de emissão de 2ª via de certidões de nascimento.

A Semana Nacional do Registro Civil iniciou no dia 8 de maio e segue até amanhã, dia 12, no restante do território nacional. Aproveitando o ensejo, a Secretaria de Desenvolvimento Social também mobilizou a equipe do CadÚnico/Bolsa Família para atender beneficiários do programa que precisavam fazer atualização dos dados cadastrais.

Estiveram presentes na ação desta quinta-feira, o juiz substituto da Comarca de Jaguarari, Mateus de Santana Menezes, o registrador do Cartório Civil, Daniel de Oliveira Sampaio, a secretária de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaguarari, Erasmo Morgado, e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes, e de Governo, Adenir Bonfim.