Projeto de lei que institui Política Municipal de Fomento à Economia Solidária em Jaguarari é debatido em audiência pública na Câmara

A Prefeitura Municipal de Jaguarari,  por meio das Secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos e de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  com apoio do CESOL, ARESOL e da  ADESBA,  realizou nesta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores, a audiência pública para apresentação e debate do projeto de lei que institui a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária e à Economia Popular (PMFES), em Jaguarari.

Além da PMFES, o projeto de lei prevê a instituição do Conselho Municipal de Economia Solidária, do Fundo Municipal de Economia Solidária e do Selo de Economia  Solidária.

Representantes de cooperativas e associações de produtores da Agricultura Familiar e da Economia Solidária local, do CESOL, ARESOL, ADESBA, CODETER, IRPAA, IDESA e Banco do Nordeste, além do secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ailson Souza, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  Raimundo Gomes,  do presidente da Câmara de Jaguarari, Franco Melo,  outros representantes do Poder Público Municipal participaram do evento.

A coordenadora de Articulação Institucional do CESOL do Piemonte da Chapada Diamantina, Camila Machado, e o coordenador de Articulação do CESOL do Piemonte Norte do Itapicuru ,Farnésio Braz abordaram pontos importantes da Política da Economia Solidária e Popular, cujo conjunto de ações públicas serão destinados  à criação, consolidação, sustentabilidade, desenvolvimento e expansão de empreendimentos e redes de Economia Solidária no Município de Jaguarari.

Representando o Grupo de Mulheres em Ação, de Gameleira, que produzem doces e geleias, Irene Dias,  agradeceu a iniciativa de implementação da lei. “Estamos felizes por essa iniciativa, mais efetiva. Espero que vá para frente e que faça acontecer”, disse.

No decurso do evento, houve um momento igualmente especial, a assinatura para a criação da Cooperativa Mista de Cafeicultores e Produtores Agroflorestais da Serra dos Morgados, sinalizando a importância dada pelo Poder Público ao segmento.

A lei que institui a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária e à Economia Popular é um projeto do Executivo Municipal,  que necessita passar pelo crivo da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarari, e só pode ser aplicada após sua aprovação no Parlamento Municipal.