Jaguarari se destaca entre municípios da região em Indicador de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo e fica acima da média da Bahia

O Governo Cuidando da Nossa Gente tem investido constantemente em ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico de Jaguarari. Como resultado desses esforços, o Município obteve ótima pontuação no Indicador de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo 2022, implementado pelo Sebrae, ficando com índice que supera não somente a média regional, como a do Estado da Bahia.

O ICEE aborda as competências institucionais e técnicas do setor público e propõe a realização de um ciclo de autoavaliação pelo município que, ao final, aponta o nível de capacidade da gestão para estimular as atividades empreendedoras, expresso por um valor de zero a dez, inserido em uma escala de desempenho estratificada em baixo, médio e alto.

Jaguarari alcançou a pontuação de 5.2, ficando acima da média da regional (3.2) e estadual (3.3). “Comparado com outros municípios da região e de outras regionais, Jaguarari está bem posicionada”, disse o consultor do Sebrae, Neudenir de Sena Silva.

O questionário foi aplicado no ano passado, para 200 municípios baianos, e desenvolvido sobre cinco eixos que avaliam e pontuam as ações das gestões municipais voltadas ao empreendedorismo. São eles: Governança para estímulo ao empreendedorismo; Programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; Recursos e Infraestrutura para atendimento ao empreendedor;  Regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócios e Processos que facilitam a realização de negócios.

Neste último eixo, Jaguarari obteve pontuação de 7.2. “Significa que o Município pode caminhar para ser referência. Basta fazer pequenos ajustes e implementar o que é necessário”, acrescentou o consultor do Sebrae.

A autoavaliação de Jaguarari foi conduzida pela Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A agente de Desenvolvimento da Sedet, Mirian Martins, esteve à frente no preenchimento do relatório e, anteriormente a isso, na obtenção, junto aos diversos setores da Prefeitura, dos dados e documentos comprobatórios das ações, planos, programas e regulamentações desenvolvidos pela gestão municipal que se enquadram no conjunto de dimensões e quesitos que constituem o ICEE.

Credita-se ao resultado geral e ao bom desempenho do Município, diversos fatores, dentre eles, a participação ativa em programas e ações em parceria com o Sebrae. “Implantar o Programa Cidade Empreendedora, termos uma agente de Desenvolvimento atuante e uma equipe integrada e coesa na Sedet, que demonstra interesse em desenvolver ações que potencializem o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, mais a elaboração de bases estratégicas de planejamento e a aprovação de instrumentos públicos de gestão voltados para o fortalecimento do turismo sustentável no município são importantes fatores para o alcance deste resultado”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes.

Em anexo, o relatório do ICEE completo.

Anexos
icee_BA-jaguarari_resultado_final_10-12-2022_mc3c643c25398fb74ab189d7a0bb390c7.pdf