Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social se reúnem com beneficiários do Bolsa Família para regularização de pendências

Equipes do CadÚnico e do CRAS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estiveram reunidas na terça-feira (14) com representantes de 61 famílias da sede e da zona rural de Jaguarari para realizar o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, que retornou oficialmente no dia 2 de março.

De acordo com a gestora do CadÚnico em Jaguarari, Mauricélia Macedo, as famílias foram convocadas pelo CRAS Mãe Ana para regularizar a situação junto ao Sistema Integrado de Consignado Online (Sicon), do Ministério da Cidadania, já que se encontravam em descumprimento de uma ou mais condicionalidades do programa que visa à saúde, à educação e ao aspecto social como critérios de sustentação.

Com a volta do Bolsa Família, algumas condicionalidades também retornam, como a realização de pré-natal, o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação, o acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) e a frequência escolar.

Os beneficiários foram atendidos pelos técnicos do CRAS, que esclareceram dúvidas e lançarão informações no Sicon. Agora os beneficiários aguardam o julgamento dos recursos, se serão ou não deferidos.

NOVIDADES BOLSA FAMÍLIA – Além do valor mínimo por família, de R$600, foram criados dois benefícios complementares, de acordo com as características de cada família. “Outros fatores serão agregados: famílias com crianças até 6 anos receberão um valor de R$150 por criança, já na folha de pagamento deste mês de março; e cada integrante familiar com idade entre 7 e 18 anos incompletos receberão um valor de R$ 50, a partir de junho”, esclareceu Mauricélia.