Rede Municipal de Ensino de Jaguarari vai implantar projeto de Escola em Tempo Integral

No intuito de concentrar esforços na melhoria da qualidade do ensino, a Prefeitura de Jaguarari irá implantar, ainda este ano, o projeto das Escolas em Tempo Integral. A ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), Governo Cuidando da Nossa Gente, o projeto contemplará a Rede Municipal de Ensino.

A Escola em Tempo Integral será implantada gradativamente. A princípio, apenas no 3º Ano da Escola Floriano Peixoto, nas turmas de 6º ao 9º Ano da Escola José Antônio dos Santos, em Jacunã, e, a pedido da comunidade de Gameleira, com requerimento do vereador William Rogers, na Escola Marcelino Crisóstomo.

CARGA HORÁRIA – O projeto consiste na ampliação da carga horária diária na escola, com a chegada das crianças às 7h30 e saída às 17h. Nesse período serão servidas três refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde; e desenvolvidas atividades de reforço, música, dança, iniciação científica, esporte, produção artesanal, aulas de campo para conhecimento do território e apropriação de nossa cultura, além das aulas normais. As escolas serão contempladas com salas de informática para garantir a inclusão digital e dar os primeiros passos na preparação dos jovens para o mundo do trabalho.

Segundo a SME, a ação está fundamentada na promoção de oportunidades para o desenvolvimento integral dos alunos, com destaque para a recomposição da aprendizagem, autonomia e protagonismo estudantil.

“As despesas para o funcionamento das Escolas em Tempo Integral serão custeadas pela Prefeitura Municipal de Jaguarari, uma vez que os alunos serão informados no Censo agora em 2023 e a liberação de recursos acontecerá em 2024. Reconhecemos o valor do projeto, não somente pela possibilidade de fortalecer as aprendizagens, mas também pela oportunidade de inclusão social. O Município preconiza uma educação inovadora, transformadora e emancipadora. Esperamos fortalecer o funcionamento e a experiência da escola em tempo integral para, assim, ampliarmos a oferta nas demais escola da rede”, disse o prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento.