Secretários e equipes técnicas do Executivo se reúnem com vereadores para elaborar estratégias de melhoria do programa primeira infância

Na última semana, representantes dos poderes executivo e legislativo de Jaguarari se reuniram para discutir algumas propostas relacionadas ao programa Primeira Infância, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A conversa teve como objetivo pensar em formas de melhorar o atendimento para as famílias das crianças que são atendidas pelo programa.

O Programa Criança Feliz se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados que orientam sobre cuidados essenciais nos primeiros anos de vida.

Durante as visitas, é traçado o perfil da família e dos responsáveis pelas crianças que recebem orientações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do menor, assim como para a relação entre pais, mães e filhos.

Através das visitas, também perceberam que algumas famílias mais carentes precisavam de outras ações de fora do programa, já desenvolvidas por outras secretarias, como doação de aves e implantação de hortas comunitárias, visando a melhoria da geração de renda dessas famílias. Também foi discutido o atendimento para crianças que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA), para que possam ter o diagnóstico correto e assim melhorar o atendimento do programa.

A reunião aconteceu na sede do poder legislativo e contou com as presenças dos vereadores Franco Melo, Val do Jacunã e João Paulo, dos secretários municipais Raimundo Gomes (Desenvolvimento Econômico) e Ailson de Souza (Agricultura), do Chefe de Gabinete Erasmo Morgado e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social.