Prefeitura de Jaguarari promove roda de conversa sobre Agosto Lilás no Distrito de Pilar

Aconteceu no Distrito de Pilar, na manhã desta quinta-feira (25/08), no auditório do Sindimina, uma roda de conversa em alusão à campanha Agosto Lilás. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que abordou sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante o evento, foi realizada uma série de palestras com o objetivo de desmistificar o assunto, trazendo reflexões de maneira lúdica, na tentativa de amenizar o preconceito que muitas vítimas sofrem e trazer informações sobre a rede de apoio quando há a violência. Estiveram presentes o vice-prefeito do município, Dr. Veloso, a secretária de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte, a coordenadora do SCFV, Deuseni, a coordenadora do CREAS, Carla, e integrantes da Polícia Militar, Cap. Crishwelber, Sgt. Pedro Félix, Cb. Tyane, Cb. Mércia, além de servidores e demais interessados.

De acordo com a secretária Leticia Duarte, o objetivo do encontro foi promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, o que certamente reforçará as iniciativas pelo fim da violência no município. A secretária apresentou os diversos serviços e programas oferecidos pela pasta para ajudar no enfrentamento. E agradeceu as equipes do CREAS, CRAS e SCFV que participaram ativamente da atividade.

“A violência contra a mulher é uma questão que precisa ter visibilidade. Não é um problema a ser mantido entre quatro paredes. É preciso estabelecer políticas públicas de apoio e empoderamento às mulheres em situação de violência. E o Governo Cuidando de Nossa Gente tem feito um trabalho incessante para reforçar a rede de apoio que essas vítimas precisam para romper o círculo da violência”, disse o vice-prefeito Dr. Veloso.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.