Fim de semana em Jaguarari é marcado pela Feira Artesanato da Bahia e ações voltadas para o setor

Para incentivar a comercialização e a produção artesanal, a Feira Artesanato da Bahia passou pela cidade de Jaguarari, entre os dias 11 e 14 de agosto, na Praça Alfredo Viana, centro. O evento reuniu cerca de 30 artesãs e artesãos dos municípios que formam o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Os visitantes puderam adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos artesãos (ãs), dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos.

Também foram realizadas outras ações voltadas para os artesãos (ãs) da região. No dia 11, a comunidade de Flamengo recebeu a De Antemão a Mão – Oficina de Confecção de Carrancas, voltada para qualificação, formação e aperfeiçoamento da técnica da produção artesanal de carrancas com uso da madeira. Já no dia 12, o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos discutiu várias questões sobre o setor com as criadoras(es) e associações, na Associação Comercial ACIAJ.

Durante a feira, o reconhecimento da profissão foi feito através do cadastramento de Carteira Nacional de Artesãs e Artesãos. Este registro, junto com o cadastramento no Sicab, habilita o profissional a participar de todas as edições das feiras e ter seus produtos comercializados pelo Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia.

A diversidade cultural da região se traduziu na rica produção artesanal decorativa e utilitária, utilizando técnicas e matérias-primas diversas. Destaque para as carrancas, produzidas com entalhe de madeira na comunidade de Flamengo. Das fibras naturais, surgem os trançados, destacando os de ariri, produzido pelo povoado de Jacunã, onde é muito comum essa espécie de palmeira. Os trançados resultam em produção de chapéus, bolsas, esteiras e diversos outros produtos.

A Feira e todas as ações foram realizadas pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, do Governo do Estado da Bahia, através da Associação Fábrica Cultural, com a parceria da Prefeitura Municipal de Jaguarari e o apoio da Rede Bahia.