Jaguarari foi escolhida pelo Governo Federal para integrar o Projeto de Desenvolvimento Federativo da SUDENE

Jaguarari foi uma das 66 cidades escolhidas pelo Governo Federal para participar do Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF), desenvolvido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

O PDF é um programa que cria forças-tarefa com a participação de várias instituições parceiras para, entre outras ações, viabilizar a atração de investimentos e oferecer a capacitação técnica para gestores públicos e empreendedores dos municípios participantes.

O programa, que foi apresentado inicialmente ao secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ailson Souza, e à gerente de projetos da Seagri, Evânia Ramos, objetiva, em parceria com o Governo Cuidando da Nossa Gente: 1. Promover a integração das políticas públicas; 2. Fortalecer a capacidade institucional das Prefeituras na gestão de finanças; 3. Focar no desenvolvimento de pessoal e no planejamento sustentável; 4. Promover a qualificação técnica para o desenvolvimento produtivo dos municípios integrantes; 5. Ampliar a conectividade em áreas rurais do município.

SERVIDORES QUALIFICADOS E HUMANIZADOS – A Prefeitura Municipal de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, pretende implantar a primeira Escola Federativa de Jaguarari e a Rede de Internet Rural no Centro Comunitário de Jaguarari, de modo a desenvolver o projeto com sucesso. O objetivo é oferecer à equipe de servidores locais capacitação para que, com devido conhecimento, desenvolvam o trabalho diário com qualidade e humanismo, que beneficie a população.

No I Ciclo de Capacitações serão trabalhados com apoio de diversas instituições: 1.Proteção e Promoção dos Direitos Humanos e Programa Famílias Fortes (MMFDH); 2. Defesa Civil Municipal (SEAF/MDR); 3. Ouvidoria, Controladoria e Ética Pública (SEAF/CISET); e 4. Compras Públicas, com foco no Desenvolvimento Econômico Local (SEAF/SEBRAE).

PARCERIAS E CONTEMPLADOS – Fazem parte da rede de parceiros da SUDENE:  o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); a Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Governo Federal); o Banco do Nordeste; o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); o Sebrae; o Programa Agronordeste; o Instituto Nacional do Semiárido (INSA); e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Nesta região, também foram contemplados os municípios de Andorinha, Juazeiro, Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas, tendo como polo a cidade de Juazeiro.

A Prefeitura Municipal de Jaguarari caminha sempre em busca do desenvolvimento e da sustentabilidade social dos nossos munícipes”, comentou o prefeito Antônio Nascimento.