Usuários do CAPS Jaguarari participam da etapa macrorregional da Conferência de Saúde Mental, em Juazeiro

 

Com objetivo de analisar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental no território Municipal/Macrorregional/Estadual e Nacional, aconteceu nesta terça-feira (10/05), no  Rapport Hotel, em Juazeiro, a etapa macrorregional da Conferência de Saúde Mental. 

Dois usuários do Centro de Apoio Psicossocial, Leonardo Batista e João Evangelista, juntamente com a coordenadora do CAPS, Renata Alves, e a assistente social Cristina Costa participam da plenária. Os quatro foram eleitos delegados na Conferência Municipal, que ocorreu em março deste ano no Centro de Cultura.

Esta etapa gira em torno do tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, e os participantes discutem o tema a partir de cinco eixos: 1. Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; 2. Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 3. Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e 4. Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. 




Em um viés prático, segundo a SEMUS Jaguarari, o objetivo de uma conferência como esta é planejar ações que serão executadas pelo Município, planejamento este realizado pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, com participação popular. 

A SEMUS também comemora o fato de poder levar para um evento de tamanha importância para as políticas públicas em saúde, dois representantes do CAPS, algo visto como sinal de grande avanço. 

“Quando se fala em saúde mental é muito difícil superar o preconceito e, por isso, quando você vê usuários do CAPS que foram eleitos em uma conferência municipal, representando a sua cidade em outro lugar, isso nos enche de orgulho e mostra que o nosso município está garantindo o espaço deles, dando-lhes suporte e apoio”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ada Rodrigues.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente