Prefeitura realiza a 1ª Expo Caatinga de Jaguarari e apresenta produtos gastronômicos e artesanais típicos da região

Foi realizada nesta quinta-feira (28/04), na Praça Alfredo Viana, a 1ª Expo Caatinga de Jaguarari. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, teve o objetivo de apresentar à população produtos típicos do bioma caatinga, predominante na região.

A exposição marcou o dia em que se comemora o Dia Nacional da Caatinga e levou para o público, ao som de canções populares apresentadas pelos músicos tutores das oficinas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, uma gama de cores e sabores na forma de doces e geleias produzidas a partir de umbu, maracujá, acerola e mamão, produzidos pelas Mulheres em Ação de Gameleira, como também, bebidas, biscoitos, azeites, cosméticos e peças artesanais feitos à base de ouricuri (licuri), ou da sua palha, feitos pela Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (COOPERSABOR), da região de Monte Santo e de Itiúba.



Além desses produtos, foram expostos: o artesanato de palha do Jacunã, o artesanato de madeira do Flamengo, o licuri e o umbu-cajá in natura da comunidade de Lajedo, o artesanato, o mel, temperos e hortaliças da Associação de Mulheres Agricultoras e Artesãs de Serra dos Morgados e o café do Grupo do Café de Serra dos Morgados. Também teve estande do Projeto Jaguarari Mais Verde para doação de mudas de árvores.

O evento contou com a presença do representante da CESOL/ARESOL, Farnésio Braz, de toda a equipe da SEMMA Jaguarari e do secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Siqueira que, mesmo preocupado com o nível de degradação do bioma caatinga, ressaltou a importância da realização de eventos como esse.

“Esse evento é importante no sentido de trazer aos munícipes e aos cidadãos nordestinos o quanto é fundamental revitalizarmos a nossa caatinga, trazendo ao público o resultado do trabalho de artesãos e de agricultores familiares que produzem e divulgam o que temos de mais rico na nossa região”, disse o secretário.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente