Encontro promove o compartilhamento de informações e estratégias para o desenvolvimento da economia solidária em Jaguarari

Seguindo o propósito de impulsionar ações em prol dos pequenos empreendedores e produtores rurais de Jaguarari, a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, promoveu nesta terça-feira (22/03), na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari (ACIAJ), o Encontro Municipal de Desenvolvimento Local e Economia Solidária.

Produtores da agricultura familiar, artesãos, representantes de associações rurais e agroindustriais, de instituições de assistências técnicas e financeiras participaram do evento, organizado pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET), de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI) e de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SECULT), em parceria com o CESOL.

O encontro foi rico no debate e no compartilhamento de informações sobre o significado e a importância do investimento na Economia Solidária e da Agricultura Familiar, áreas que colocam Jaguarari como a cidade que mais desenvolve esses campos econômicos entre os 10 municípios do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI).

Experiências de sucesso como o das mulheres produtoras de doce e geleia de umbu de Gameleira e Jacunã e do grupo de artesãs da região de Pilar, que recentemente inauguraram a Loja de Artesanato Recanto das Artes na Rua do Faxeiro, foram citadas.


O representante do CESOL, Farnésio Braz, falou aos presentes sobre a importância de estabelecer estratégias de desenvolvimento da economia solidária do município, convocando a participação do poder público e dos comerciantes para o seu impulsionamento.

O Governo Cuidando da Nossa Gente se mostra totalmente envolvido nesse processo, como demonstram as ações que têm sido realizadas no sentido de valorizar a agricultura familiar e a economia solidária em Jaguarari. O secretário da SEDET, Raimundo Gomes (Grande) ratificou a importância de pensar não apenas no processo produtivo, mas também na comercialização, ampliando a geração de emprego e renda e a secretária adjunta da SEAGRI, Cristiane Mendonça destacou que a economia solidária já mostra a capacidade de impulsionar o desenvolvimento local.

NO EVENTO – Também marcaram presença no encontro, a secretária municipal de Cultura, Fátima Melo, o presidente da COOMPAB, Wanderley Crisóstomo, a representante do ARESOL, Adriana Costa, o coordenador do IDESA, Janilson Torquato, o veterinário do Selo de Inspeção Municipal e representante do CDS/TIPNI, Fabrício Papa, o representante do CETAF, Nelson Santana, Zenaide Gama da CDL/Pilar, Yon Fontes do PSA/CAR e a produtora da agricultura familiar, Irene Dias, e a gerente de fomentos da SEAGRI, Evânia Gomes. 


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente