Circuito Agro Ecoturismo de Jaguarari poderá ter investimento inicial superior a R$ 6 milhões

Começaram as tratativas para a implantação de um projeto audacioso, encabeçado pelos municípios que integram o Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.


A proposta é criar uma rota turística denominada  “Circuito Agro Ecoturismo”  em pavimento, com revestimento primário, o que irá garantir condições de rolamento e de aderência do tráfego de maneira satisfatória, tendo como ponto de partida o povoado de Serra dos Morgados, região de grota do município de Jaguarari, interligando os municípios de  Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Pindobaçu, em um trecho de 70 quilômetros.




O projeto já foi elaborado pelo Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru e encaminhado ao deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB), para que este, por meio de seu mandato e trânsito junto ao Governo da Bahia, proceda com os encaminhamentos burocráticos que deem sustentação à proposta.   


O investimento na viabilização desse roteiro está avaliado em mais de R$ 6 milhões e os consorciados apontam a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), empresa pública ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, como possível financiadora do projeto.


“O Circuito Agro Ecoturismo será importante para o escoamento da produção da agricultura familiar de toda a região e, também, para a criação de rota turística, tendo em vista as riquezas naturais da região, favorecidas, especialmente, pelo seu clima diversificado”, disse o diretor de Ecoturismo, João Daniel Castro Alves.


O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes (Grande) relata que, após a construção do projeto, o próximo passo será a topografia, a ser realizada pelo Consórcio. “A topografia irá identificar potenciais pontos turísticos e futuras intervenções em infraestrutura para facilitar os acessos. A sinalização turística ficará a cargo de cada município envolvido na proposta”, disse.


O Circuito Agro Ecoturismo será o divisor de águas para o fortalecimento do turismo de forma integrada de toda a microrregião e Jaguarari será beneficiada.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente