Programa de Fortalecimento da Caprinovinocultura começa a ser desenvolvido em Jaguarari

Com o foco no melhoramento da atividade reprodutiva e de comercialização de caprinos e ovinos para, num futuro breve, alavancar  a economia do Município, a Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu na manhã de  sexta-feira (21/01), no Centro de Cultura,  evento  para discorrer sobre o programa de Fortalecimento da Caprinovinocultura.

A Prefeitura de Jaguarari conta com o SENAR, CAR, IDESA e Central da Caatinga como parceiros no desenvolvimento do programa que visa oferecer assistência técnica gratuita para assessorar criadores no manejo de animais e na produção de seus derivados.

Segundo o secretário municipal Valdemilson Vieira (Val do Jacunã), a estrutura que a Secretaria de Agricultura dispõe atualmente favorece a exploração e expansão de diversas culturas, muito comuns na região.

Em referência ao trabalho que será realizado conjuntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Val relatou conversas que tem mantido com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Raimundo Gomes (Grande), onde há consenso quanto à diversidade das regiões existentes nos limites deste Município, a exemplo da Caatinga e da Grota, que apresentam riquezas naturais prontas para serem absorvidas pelo turismo. Como também, a destacada condição na exploração mineral, um diferencial de Jaguarari em comparação a outros municípios.

Durante o evento, a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) foi comemorada. Com ele, os produtos de Jaguarari terão selo de qualidade e possibilidade de expansão de mercado. “As maiores redes atacadistas, a exemplo do Assaí, compram até 30% da agricultura familiar. E com o Selo será possível atender essa demanda”, destacou o secretário de Agricultura.

Raimundo Gomes (Grande), já no exercício do cargo, analisou que há poucas indústrias instaladas, mas que a agricultura, a mineração e o comércio são áreas que necessitam de uma Secretaria que possa pensar, planejar  e empregar políticas públicas que lhes ofereçam condições  de aprimorar suas atividades e possam capitalizar recursos para se tornarem mais competitivas no mercado e destacou sua principal missão à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico. “Nossa preocupação é gerar ocupação, renda e emprego”, enfatizou.

Participaram do evento: a médica veterinária Nádia Silva Xavier,  Gabriella Novaes, da Central da Caatinga,  Adnael Martins de Oliveira e Janílson Torquato, do IDESA e Jiliarde Ferreira de Almeida, da CAR.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente