Intermediada pela Secretaria de Meio Ambiente, catadores da Recicla Jaguarari recebem doação de bags da Mineração Caraíba para coleta de materiais

Catadores da Cooperativa Recicla Jaguarari receberam bags para coleta de material reciclável, doados pela Mineração Caraíba. A entrega simbólica aconteceu nesta quarta-feira (08/12), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o secretário da SEMMA, Antônio Carlos Xavier, a doação é o resultado de uma solicitação feita pelos próprios catadores que trabalham nos lixões da sede e de Pilar. Com apoio da Secretaria, um ofício foi encaminhado à mineradora que, sensível ao projeto, atendeu ao pedido dos cooperados.

Representando a Diretoria de Meio Ambiente e Comunidades da Mineração Caraíba, o assessor Tiano Félix parabenizou a Prefeitura de Jaguarari e a SEMMA pelo trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos catadores de materiais recicláveis. “Parabenizo o Município por dar reconhecimento aos profissionais da reciclagem que, além de gerar renda, cuidam da saúde pública ao diminuir o impacto ambiental com o trabalho de coleta seletiva”, disse aos presentes.

Com o recebimento dos bags, que têm capacidade de até 100kg, os catadores contarão com maior independência na execução de suas atividades. “Com eles, não precisaremos mais de atravessadores e comercializaremos os materiais diretamente com as empresas”, disse o cooperado Bruno Conceição.

Com o empenho do Governo Cuidando da Nossa Gente no desenvolvimento de ações voltadas para a implantação da coleta seletiva em Jaguarari, muito do que foi planejado este ano neste sentido foi cumprido e já é possível constatar mudanças significativas na vida dos catadores. “Já passamos por muitas situações difíceis, de preconceito até, e hoje, graças à Prefeitura e à Secretaria de Meio Ambiente, temos vida de seres humanos”, relatou a presidente da Cooperativa Recicla Jaguarari, Valquíria Rodrigues.