Prefeito Antônio Nascimento discute financiamento junto ao Banco Mundial para levar água de forma definitiva a Flamengo, Alagadiço do Flamengo e Barrinha

As dificuldades enfrentadas por moradores de Flamengo e adjacências para ter acesso à água potável, motivaram o Governo Cuidando da Nossa Gente a buscar uma solução definitiva que garanta segurança hídrica para a região.

O ponto de partida dessa empreitada já foi dado. Em audiência em Juazeiro, ocorrida na última quinta-feira, o prefeito Antônio Nascimento se reuniu com representantes da Companhia de Engenharia e Saneamento da Bahia (CERB), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Juazeiro) e do Banco Mundial, a fim de discutir a viabilidade econômica que financie o projeto de construção de um sistema integrado, a partir de uma derivação do SAAE, localizada no distrito de Massaroca, em Juazeiro, até Flamengo, em Jaguarari.

Tendo como suporte o sistema hídrico já existente em Angical, a ideia é, pela proximidade, utilizar uma extensão da adutora até Flamengo para realizar a sucção de água. Neste caso, a Embasa, que opera o sistema de abastecimento de água de Pilar, captada do Rio São Francisco, precisaria aumentar a vazão do sistema que atende aquele distrito.

Os estudos técnicos do projeto já foram concluídos e, agora, um documento jurídico com o SAAE de Juazeiro deverá apontar as localidades de Flamengo, Alagadiço do Flamengo e Barrinha, no município de Jaguarari, para incorporação ao sistema proposto, cujo investimento estimado deve girar em torno de R$17 milhões.  O aumento da vazão disponibilizada pela adutora também está sendo pleiteada.

Essa ação pode ser enquadrada no Projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), um dos braços da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com ele, via CERB, já foram aplicados, em todo o Estado, mais de R$ 570 milhões para levar água e saneamento a mais de 40 mil famílias baianas, sendo feitas mais de 9 mil ligações.  “Como a meta da SDR é chegar a 23 mil novas ligações até 2022, nosso pleito pode ser um dos contemplados”, anseia o prefeito Antônio Nascimento.