Para colaborar com a população de Jaguarari, agentes comunitários de saúde e servidores que atuam nos programas executados pela SEDES são orientados sobre Auxílio Brasil
Visando colaborar com parcela da população de Jaguarari que se enquadra como beneficiária do novo Programa Auxílio Brasil, substituto do antigo Bolsa Família, prestando-lhe maiores esclarecimentos sobre suas diretrizes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CadÚnico, promoveu nesta quarta-feira (01/12), um encontro com agentes comunitários de saúde e servidores que atuam nos programas e serviços socioassistenciais executados pela SEDES.
Sob o tema: “Informando e Refletindo sobre o Programa Auxílio Brasil”, o encontro foi realizado no Centro Pastoral de Jaguarari durante a manhã e a tarde. Pela manhã a gestora do CadÚnico, Mauricelia Macedo, e a equipe técnica do programa apresentaram aos agentes comunitários de saúde da SEMUS as diretrizes do Auxílio Brasil e as informações necessárias para orientar o público em eventuais situações de dúvida e prestar esclarecimentos.
“Os agentes comunitários de saúde têm uma ligação direta com o Auxílio Brasil, pois eles fazem um acompanhamento dos beneficiários do Programa. Eles fazem a pesagem, a medição da altura, fazem todo um levantamento relacionado à vacinação e às questões nutricionais do nosso público-alvo. Estas informações nos são passadas duas vezes ao ano para que possamos alimentar o sistema de gestão do programa e informar o Ministério da Cidadania sobre a situação em que se encontram as crianças, adolescentes e as famílias do nosso município”, explicou Mauricelia Macedo.
Ainda segundo a gestora do CadÚnico em Jaguarari, com as mudanças no valores dos benefícios e na faixa etária dos contemplados, promovidas pelo Auxílio Brasil, o papel dos agentes comunitários de saúde será fundamental para ajudar a informar e a orientar as famílias sobre os seus direitos. Para se ter uma ideia, no Município, o número de famílias que migraram para o novo programa no mês de novembro chega a 4.431.
Durante à tarde, servidores que trabalham no CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Primeira Infância/Criança Feliz e Conselho Tutelar também contaram com as mesmas orientações. O objetivo foi preparar os profissionais que também lidam diretamente com beneficiários sobre as mudanças ocorridas na migração do Bolsa Família para o Auxílio Brasil.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa