Representantes do poder público municipal e da sociedade civil debatem a criação do projeto de combate às drogas Jaguarari Cidade Mãe

Preocupados com o aumento do número de pessoas afetadas pelo consumo de drogas ilícitas e do consequente avanço da violência em todo o Município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer da SEMEC, realizou nesta quarta-feira (24/11), na Câmara de Vereadores, uma reunião para debater a criação do Projeto Jaguarari Cidade Mãe.

“Reunimos representantes do poder público municipal, da sociedade civil e da Polícia Militar para discutirmos a importância do desenvolvimento deste projeto pioneiro. A ideia é elaborarmos, juntos, uma proposta de ações que serão apresentadas ao Governo Municipal e à Câmara, para que, uma vez aprovadas, possam ser efetivamente implementadas, beneficiando principalmente os nossos jovens, que são diretamente atingidos por esse grave problema”, disse o diretor do Departamento de Cultura, Leandro Silva.

Dentre os presentes no encontro, estava o prefeito Antônio Nascimento que alertou sobre a gravidade da situação. “Não podemos parar. A situação está perigosíssima e enquanto poder público precisamos nos envolver e não cruzar os braços”, ressaltou.  Por sua vez, o vice-prefeito Dr. Veloso apresentou uma estimativa de usuários de drogas no município e, mesmo reconhecendo a importância de ações preventivas, apontou uma linha de combate. “São em média dois mil usuários de drogas em Jaguarari. Precisamos pensar nas pessoas que já estão além da prevenção, que passaram dessa fase e necessitam de tratamento”, argumentou.

Dentre as ideias ventiladas durante a reunião, está a atuação direta de diretores das Escolas Municipais na conscientização de jovens, assim como, o envolvimento do Conselho Tutelar, do CREAS, das instituições religiosas e até mesmo dos agentes comunitários de saúde na busca ativa de informações sobre o panorama do público afetado pelas drogas. Além disso, foi questionada a possibilidade de criação de um centro de tratamento em Jaguarari. Representantes do CAPS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEDES se puseram à disposição para o trabalho de elaboração do Projeto Jaguarari Cidade Mãe.

CONTRIBUIÇÕES – De modo geral, todos os presentes se mostraram abertos a colaborar com as futuras ações e muitos expressaram opiniões e fizeram sugestões. Marcaram presença, o presidente da Câmara de Vereadores, Franco Melo, os vereadores André Nascimento e William Rogers, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte, a terapeuta Cerena Rocha e o sargento Maciel, da Polícia Militar.

Ascom Jaguarari  - Governo Cuidando da Nossa Gente