Jaguarari realiza 1º Encontro de Formação e Mobilização Intersetorial de Busca Ativa Escolar

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SEMEC), em parceria com o Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), realizou nesta quinta-feira (11/11), no espaço da academia da saúde, na Praça de Convivência, o 1º Encontro de Formação e Mobilização Intersetorial do Programa Fora da Escola Não Pode! Busca Ativa Escolar, que tem o objetivo de identificar, registrar e fazer o acompanhamento de  crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O encontro foi conduzido pela coordenadora do CRAS, Claudiane Passos, pela diretora pedagógica da SEMEC, Jenniffer Lopes e pelo coordenador do censo escolar da SEMEC, Gilmar Oliveira e foi marcado pelo engajamento e mobilização de parceiros de diferentes órgãos da gestão Cuidando da Nossa Gente, que atuarão de forma conjunta para a implementação do programa.

A secretária municipal de Educação, Gelzira Souza, comentou a importância da adesão ao Programa Fora da Escola Não Pode! Busca Ativa Escolar e da atuação de diferentes órgãos da gestão para o alcance de objetivos de interesse público.

“A pandemia não revoga o direito à educação e vale tanto para atividades educacionais presencias como não presencias. O ano não está perdido, mesmo sem as aulas presencias. A manutenção do vínculo com a escola, mais do que nunca, é necessária para garantir a aprendizagem de todas as crianças e de todos os adolescentes. A adesão à estratégia e a sua implementação são importantes para prevenir o abandono e a evasão escolares. A articulação intersetorial e o trabalho em rede são fundamentais para garantir a segurança e os direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou Gelzira.

Também participaram do evento, técnicos da SEMEC, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.