SEDES lança projeto que vai auxiliar grávidas atendidas pelo Município durante período gestacional

Com objetivo de possibilitar a socialização de orientações e a troca de experiências para grávidas durante o período gestacional, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), por meio do CRAS Mãe Ana, lançou nesta quarta-feira (29/9), o projeto Famílias Preparadas para a Chegada do Bebê, com a abertura do Grupo de Gestantes do PAIF.

O lançamento aconteceu durante um evento realizado no Centro Pastoral de Jaguarari e contou com a participação de diversas gestantes atendidas pelo pelos programas socioassistenciais executados pela SEDES.

A abertura do evento contou com as presenças da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte, da coordenadora do CRAS Mãe Ana, Anne Passos, da diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Francisca Ferreira, da coordenadora do CRAS Portal da Família de Pilar, Cristina Brito, da supervisora do Programa Primeira Infância/ Criança Feliz no SUAS, Nirvana Monteiro, da gestora do CADÚnico/Bolsa Família, Mauricélia Macedo e educadora e terapeuta Cerena Rocha.


De forma lúdica, foram desenvolvidas diversas atividades de orientação e a equipe técnica da Secretaria realizou atendimentos individualizados com as gestantes presentes. Também foi disponibilizado atendimento psicossocial, orientação sobre Auxílio Natalidade e sobre benefícios voltados especificamente para gestantes e nutrizes, como o BVG e o BVN.

A terapeuta Cerena Rocha ministrou a palestra “Pense Positivo e Seja Feliz” e abordou a necessidade de cultivar a autoestima entre as mulheres e futuras mamães.

A secretária de Desenvolvimento Social explanou sobre a importância do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“O PAIF tem como propósito apoiar as famílias, contribuindo para a qualidade de vida e promovendo o acesso a direitos. As reuniões com o grupo de gestantes estimula o vínculo da mãe com o bebê antes do nascimento, envolvendo as participantes em rodas de conversas sobre educação, saúde, planejamento familiar, além de visar à redução de vulnerabilidade social das grávidas, oportunizando acolhimento e iniciativas de proteção”, destacou Letícia Duarte.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente