Sancionada a Lei de aplicação de questionário para rastreamento de autismo e Prefeitura de Jaguarari planeja amplo projeto de assistência a crianças especiais
O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, sancionou e tornou Lei o projeto nº 004/2021 do vereador João Paulo Soares (PT) que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT nas unidades de saúde públicas e privadas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Jaguarari.
Segundo o texto do projeto, o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) consiste em 23 perguntas que devem ser aplicadas aos pais de crianças com idade entre 16 e 30 meses, no intuito de rastrear sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista.
“Acredito que a execução deste projeto irá ajudar muito as famílias carentes que não têm acesso a esse tipo de exame, de diagnóstico, e não conseguem detectar que as dificuldades de aprendizado e de socialização podem se configurar em autismo”, explicou o vereador João Paulo.
Para o desenvolvimento adequado do projeto, a Prefeitura de Jaguarari irá promover a capacitação técnica de funcionários que irão aplicar o questionário M-CHAT nas unidades de saúde, nos CMEI’s e junto aos usuários dos programas socioassistenciais.
AÇÃO AMPLA – Atentos à importância de por em prática o mais breve possível o questionário, secretários do Governo Cuidando da Nossa Gente se reuniram, nesta segunda-feira (27/9), para traçar estratégias para a execução do projeto. Foi discutida também a implementação de Ação Interdisciplinar que visa ofertar atendimentos especializados com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas para crianças especiais.
“A ação é bem ampla e o Governo Cuidando da Nossa Gente, subsidiada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, pretende dar um atendimento não apenas para as crianças autistas, mas também as crianças especiais dentro do nosso Município. Cada Secretaria, dentro de suas competências irá promover desde a buscativa até o efetivo atendimento. Por se tratar de um tratamento complexo e de alto custo, sendo que a maioria dos pais ou responsáveis não dispõe de recursos para arcar com as despesas desse acompanhamento, o Município estará de forma pioneira desenvolvendo um trabalho que será referência a nível estadual”, disse o secretário de Governo, André Nascimento.
Além de André Nascimento, participaram da reunião, as secretárias municipais de Educação, Gelzira Souza, de Saúde, Raquel Bonfim e de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente