Agosto Lilás: SEDES promove evento de conscientização pela Campanha de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Governo Cuidando da Nossa Gente, promoveu nesta sexta-feira (27/8) um evento que reuniu diversas mulheres para comemorar o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o Combate à Violência Doméstica contra a Mulher.
No encontro, organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), foram apresentados aos presentes a origem e o significado do movimento Agosto Lilás, criado como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para o combate aos casos de violência doméstica no Brasil, e que completou 15 anos em 2021.
Durante o evento, dados preocupantes sobre a ocorrência de agressões contra mulheres no Município foram compartilhados. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, junto à Polícia Civil de Jaguarari, foram registrados, nos últimos cinco anos, 260 casos de violência doméstica. Somente este ano, foram 44 casos registrados.
“Em vista de números como estes que, infelizmente, vemos não somente no Brasil, na Bahia, mas em nossa cidade, é que realizamos trabalhos que visem o engajamento da sociedade com esta importante causa. Estamos incentivando a denúncia e o combate efetivo da violência contra a mulher”, defendeu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.
Com a ajuda de folders explicativos, entregues no evento, as psicólogas Jéssica Luana e Vanessa Monteiro, que atuam no atendimento aos usuários do CREAS e CRAS, respectivamente, promoveram palestras sobre os temas: “O que é a violência contra a mulher?” e “Como a violência doméstica afeta as crianças”. As discussões, que contaram com a contribuição das mulheres convidadas, versaram sobre as diversas formas de agressão que podem ser infligidas: física, psicológica e moral; e como um ambiente doméstico violento pode ser danoso à formação psicológica e social das crianças.
DISQUE 180 – A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima pode procurar amparo e proteção. O 180 é o número da central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente