Prefeitura de Jaguarari assina convênio com a Junta Comercial da Bahia para implantação de sistema que facilita e agiliza registro de empresas

Servidores municipais do Setor de Tributos, da Vigilância Sanitária e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura participaram de um curso de capacitação sobre a implantação do Sistema Registro Integrado (REGIN), da RedeSIM, promovido pela Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o SEBRAE e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari (ACIAJ).

O Sistema REGIN foi desenvolvido para facilitar e agilizar a inscrição do contribuinte/ empreendedor a nível Federal, Estadual e Municipal. Neste sistema, o contribuinte faz a tramitação na Junta Comercial, centralizando a entrada de dados e documentos em um único local e recebe, no ato do registro da empresa, o CNPJ, o Número de Identificação de Registro de Empresas (NIRE) e o Número de Inscrição Estadual, no Cadastro de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do Estado.

Automaticamente, as informações cadastradas são transmitidas para as entidades estaduais e municipais que participam do convênio com a Junta Comercial, tais como: Prefeituras, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

A partir das informações prestadas no Portal da JUCEB, o sistema emite um protocolo no qual informa ao empresário as pendências, avisos e informações detectadas pela Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeituras e os outros Órgãos, tais como: o
comparecimento para apresentação de documentos, pagamento de taxas e demais  informações necessárias para o contribuinte agilizar a sua regularização.

Pensando em todos esses benefícios, a Prefeitura de Jaguarari, Governo Cuidando da Nossa Gente, assinou convênio com a JUCEB que, prontamente, junto à empresa de Consultoria e Sistemas Informáticos ProSolution, trouxe suporte técnico para capacitar os servidores da Administração Municipal.

“Esta parceria vem em um momento ímpar para o desenvolvimento e crescimento de Jaguarari e da região como um todo, trazendo benefícios ao empreendedor e para o Município que, de forma legalizada, passa a atuar melhor sobre a fiscalização das empresas registradas”, disse o assessor técnico da JUCEB, Marcos Antônio Pereira.

A agente de desenvolvimento de Jaguarari, Mirian Martins, participou do curso e enxerga positivamente a implantação do Sistema Registro Integrado. “O excesso de burocracia dificulta a vida do empreendedor, prejudica a saúde do ambiente de negócios, incentiva a informalidade e compromete o desenvolvimento do Município. Então, racionalizar, simplificar, desonerar e integrar o processo de registro para o desenvolvimento do município é um fator extremamente positivo. É com essa motivação que a RedeSIM está sendo implantada pela Prefeitura de Jaguarari”, comemorou.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente